Aprenda como resgatar os arquivos deletados

Por Ricardo Caetano,

Publicado originalmente na Revista Oficial do Windows #29

Acidentalmente, você deletou uma pasta com as fotos do último Natal com a família e limpou a Lixeira. Pode ter perdido a pasta com suas músicas preferidas ou pior: os relatórios daquela importante reunião. Pode acontecer com qualquer um e estragar o dia de vez. Mas não é fim do mundo. Arquivos deletados de maneira “aparentemente definitiva” podem ser recuperados pelo programa Recuva. Com o Recuva, você varre todo o conteúdo de discos rígidos ou memory cards para recuperar seus arquivos. Confira como proceder.

Passo a passo | Recuperando arquivos deletados

Img1

1. Download e instalação do Recuva
O primeiro passo é acessar o site do Recuva e fazer o download do programa. Clique no ícone Download. Inicie a instalação clicando duas vezes no programa baixado. A instalação é bem simples, bastando que você defi na o local da instalação e outras opções de praxe. Com a instalação feita, inicie o programa na Área de Trabalho com um duplo clique sobre o ícone do Recuva.

Img2

2. Apontando o tipo do arquivo
O Recuva é iniciado com um assistente que facilita o processo de procura dos arquivos perdidos. Na primeira tela, basta clicar em “Avançar”. Na tela seguinte, você refi na sua procura, indicando para o programa o tipo de arquivo perdido. Pode ser uma imagem, som, documento de texto ou um email. Se for um arquivo genérico ou se você não sabe o tipo do arquivo, clique na opção “Outros”.

Img3

3. Local de origem
Na próxima tela, você deve mostrar ao programa onde o arquivo estava antes de ser perdido. As opções de origem incluem cartão de memória, pasta Meus documentos, Lixeira ou alguma pasta do computador. Se você não tiver ideia de onde estava o arquivo, escolha a primeira opção.

Img4

4. Localização profunda

Na próxima tela, a opção para verificação profunda aparece. Ela faz uma varredura total e demorada pelo HD em busca de arquivos perdidos. Esse processo é mais eficiente e bem mais demorado. Acione essa opção apenas quando a verificação comum não encontrar seu arquivo.Img5

5. Resultado da busca
Na tela seguinte, passado o tempo da busca, o Recuva mostra os resultados. No caso de imagens, por exemplo, o programa mostra um preview dos arquivos que podem ser recuperados. Caso seu arquivo não esteja no resultado, podemos refi nar a busca pelos arquivos deletados. Clique na opção Trocar para o modo avançado.

Img6

6. Busca avançada
O modo avançado possui várias opções que funcionam como filtros para aperfeiçoar suas buscas. Na tela de opções avançadas, é possível mudar o tipo de arquivo que você procura, o local da procura e, principalmente, ter conhecimento da condição dos arquivos que aparecem no resultado da busca. Realize a busca novamente caso você mude algum filtro ou opção.

Img7

7. Condição dos arquivos
Note que há círculos à esquerda da tela. Suas cores indicam a situação de cada arquivo que pode ser recuperado, já que os dados podem sofrer danos ao serem deletados ou sobrescritos. Verde indica que o arquivo está em excelente estado. Amarelo indica perda de dados e vermelho indica que o arquivo está bem corrompido.

Img8

8. Recuperando o arquivo
Caso você encontre o arquivo que estava procurando, selecione-o e clique em Recuperar. O programa pedirá que você aponte para ele o local de destino do arquivo. Mais de um arquivo pode ser recuperado por vez. Pronto! Aquela música, imagem ou arquivo que você que achava estar perdido foi recuperado.

comentários
  1. Emanoel disse:

    É muito ruim quando apagamos uma pasta de arquivos importantes e não temos um backup! Muito boa a dica!

  2. aurelio mauri disse:

    deletei um video no Ipad2 – alguem pode me ajudar ou indicar um profisssional para fazer isso ?
    por favor

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s