Governo alemão deverá trocar Linux por Windows

Publicado: fevereiro 23, 2011 em Linux

Aparentemente a experiência do governo alemão com software livre deverá se encerrar de maneira melancólica depois de 6 anos. Informações vazadas pelo site netzpolitik.org dão conta de que Ministério do Exterior Alemão, o único setor do governo a adotar plataformas abertas em seu dia a dia, deverá abandonar o Linux e migrar todos seus computadores de volta para o Windows ainda este ano.

A história do governo da Alemanha com softwares livres começou em 2004, quando o OpenOffice, Firefox e Thunderbird começaram a ser instalados nos computadores que então rodavam Windows. No ano seguinte o sistema operacional da Microsoft foi trocado por Linux em todos os computadores móveis do órgão e, por questões de segurança, mantido em dual boot nos desktops.

Relatórios feitos em 2009 apontavam que as plataformas móveis do ministério vinham apresentando problemas de compatibilidade com documentos de escritório, além de “problemas de aceitação” por parte de seus funcionários. Em 2010 o ministério afirmava que sua experiência com software livre era “sólida”, apesar de ainda existirem “prejuízos em usabilidade que precisam ser superados”, mas em agosto de 2010 um documento chamado “Destaque em usuários” falava sobre “as críticas maciças dos usuários e problemas de interoperabilidade não solucionados”. Todos esses problemas, somados ao fato de que nenhum outro ministério alemão migrou seus sistemas para o Linux, foram a pá de cal no uso da plataforma.

Segundo os dados vazados o decano Windows XP deverá dar lugar ao Linux, e um dos motivos para se adotar um sistema operacional com 10 anos de idade será “permitir a construção de uma base uniforme de sistemas” que permita uma futura migração para o Windows Vista ou 7 nos próximos anos.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s