Como comprar uma TV

Publicado: novembro 27, 2010 em Novidades e Notícias de TI

Está chegando o natal e lá em cima da lista de desejos está a TV de tela plana. Todo dia há alguma promoção, mas quando você chega na loja para comprar, vê 30 mil modelos com especificações técnicas e preços totalmente diferentes. Escolher pode ser uma dor-de-cabeça. Este guia está aqui para te ajudar.

O truque das 3DTVs

Quer comprar um aparelho sabendo que ele terá excelente performance sem precisar mexer e fuçar muito?Compre uma TV 3D. Segundo Gary Merson, talvez o maior especialista em TVs, do HD Guru, o lance é que, para conseguir fazer o 3D de modo competente, as TVs “precisam fazer certas coisas muito bem feitas”. Via de regra, os aparelhos 3D são os com melhor performances da linha de produção. Então, mesmo que você não queira assistir nada em 3D, vale a pena considerar a compra de uma.

Já que o aparelho precisa ser capaz de mostrar imagens diferentes para o olho esquerdo e direito (veja aquicomo o 3D funciona), ele precisa ser capaz de atualizar a imagem em exibição de maneira “muito rápida e completa”, diz Gary. O resultado final é uma TV com melhor poder de processamento e desempenho.

A maior questão que se deve observar nas TVs 3D se chama “cross talk”. Basicamente, cross talk é quando a imagem que deveria aparecer para o olho esquerdo aparece parcialmente para o olho direito também, ou vice-versa. Na prática, você enxerga uns “fantasmas” na imagem. Nesse quesito (assim como de modo geral em se tratando de desempenho 3D), as TVs de plasma são melhores que as de LCD (incluindo as de LCD com iluminação por LED) por via de regra.

 

Das que estão à venda no Brasil, gostamos um bocado de três modelos especificamente: a Philips 3D Cinema 21:9 Platinum; a Panasonic P50VT20B e a Sony 52HX905. Sim, elas são bem carinhas, mas são as melhores logo saindo da caixa. Mas, de novo, todas as 3D são TVs acima da média. E você acha, por exemplo, Plasma 3D de 50 polegadas da Samsung por menos de R$ 5.000. Já é R$ 3.000 a menos do que os primeiros modelos que chegaram.

Plasma vs LCD

De um ponto de vista puramente de qualidade de imagem, o plasma tende a ser melhor do que o LCD. Os pretos são geralmente mais pretos, o contraste é melhor, a resolução em movimento é melhor, enquanto problemas antigos como burn-in (a imagem que fica “marcada” na tela) já foram praticamente resolvidos. Por outro lado, os aparelhos de plasma gastam mais energia e não são tão brilhantes, as cores parecem menos vivas, especialmente quando você joga videogame.

Os LCD, por sua vez, são mais brilhantes (importante se você gosta de assistir programas de fofoca no meio da tarde contra a luz), mais finos (se é metido a decorador!), gastam menos energia (hippie!) e são simplesmente mais baratos (sovina!). Se você está procurando uma TV com no máximo umas 42 polegadas, vá de LCD. O melhor tipo de TV LCD é o com iuminação por LED (explicados detalhadamente aqui), que tipicamente têm cores, pretos e contraste melhores, apesar de serem um pouco mais caras que as de LCD normal. Se tiver a opção, prefira os paineis com LED por iluminação traseira (normalmente as luzinhas de LED ficam na borda do painel). As TVs são um pouco mais grossinhas, mas a imagem é consideravelmente melhor.

Você precisa de FULL HD (1080p)?

O que ninguém te diz sobre 1080p é que talvez você não precise disso, se a sua TV não for grande o bastante ou se você sentar muito longe. Na prática, se a tela for menor que 40″, você não precisa. Ponto final. A não ser que você o use quase como computador, sentando pertinho (não use! Faz mal pra vista). No mais, tem a ver com a distância que você sentará em relação a ela. A Distância de Lechner, batizada em homenagem a este cara, é a distância perfeita na qual o olho humano consegue processar completamente todos os detalhes oferecidos pela resolução da HDTV. Ela varia de acordo com o tamanho da TV. Por exemplo: a uma distância de 2,75m, você precisaria de uma tela de 70 polegadas para enxergar todos os detalhes de uma tela 1080p. Quanto menor essa distância, menor a tela necessária, e se a distância for menor do que 1,80m, talvez você deva economizar um pouco e pegar uma TV 720p, já que você literalmente não vai conseguir ver diferença. Você não vai perder nenhuma espinha das atrizes das novelas da Globo em HD (as TVs não transmitem em Full-HD).

Algumas coisas a observar:

Aqui estão algumas das qualidades básicas para se ter em mente e verificar na hora de comprar uma HDTV. Nas lojas, as TVs dificilmente estão bem configuradas, mas se o vendedor quiser fechar a venda, ele dificilmente vai te impedir de fuçar nas configurações.

Taxa de Contraste: a taxa de contraste impressa na embalagem é uma mentirada da mais alta magnitude, mas felizmente é algo que você consegue facilmente VER na tela. É só olhar para as regiões completamente pretas das imagens. Os aparelhos de hoje são bem brilhantes, então não precisa se preocupar com os brancos. Carregue ou espere por uma cena bem preta e isole uma parte da tela com as suas mãos em forma de concha. Avalie: está brilhando? Ou parece tinta? Quanto mais escuro, melhor. Outra coisa a observar: o quão suave é a transição de uma imagem escura para uma clara?

Ângulo de Visão: se você vai comprar uma TVzona nova, vai querer juntar uma galera pra todo mundo curtir, certo? É aí que o ângulo de visão se torna importante. Para verificar, basta ficar bem na frente da tela e então ir se movendo para a direita ou esquerda até estar em um ângulo no qual você não consiga mais enxergar a tela. Enquanto se movimenta, vá percebendo se as cores se alteram ou ficam estranhas. Quanto menos elas se modificarem, melhor. As TVs de LCD têm mais problemas com isso.

Resolução Estática e de Movimento: para verificar a resolução estática, tente prestar atenção nos cabelos de alguém em um close-up, ou no nome escrito nas camisas dos jogadores. Depois tente prestar atenção nessas mesmas coisas durante cenas em movimento. Ainda dá pra ver muitos detalhes? As pernas do jogador viraram só um borrão ou dá pra vê-las se movendo individualmente? Uma boa resolução de movimento preserva os detalhes mesmo que  a cena seja rápida.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s