TAM permite uso da internet em voo a partir de hoje

Publicado: outubro 28, 2010 em Novidades e Notícias de TI

Os primeiros brasileiros a usar internet durante um voo doméstico viajarão nesta quinta-feira (28/10).

A bordo de um Airbus A321 com 220 assentos, os passageiros da TAM Linhas Aéreas poderão fazer chamadas telefônicas, enviar SMS e navegar na internet.

O acesso à rede móvel de telefonia (meio usado para acesso à internet) está disponível porque a empresa fechou um acordo com a OnAir, fornecedora de sistemas para uso de celulares em aviões.

A ferramenta já foi testada e aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e certificado pela European Aviation Safety Agency (EASA). A TAM vinha testando e tentando obter aprovação do serviço pelo menos desde janeiro deste ano e hoje a oferta passa a estar disponível, conforme a empresa confirmou com exclusividade à Exame .

Por enquanto, o sistema funciona em apenas uma aeronave que fará viagens em trechos mais distantes dentro do território nacional, em rotas entre Guarulhos, Recife, Natal, Fortaleza e Porto Alegre.

O mecanismo oferecido pela TAM permite que  até oito passageiros utilizem celulares para ligações telefônicas ao mesmo tempo. Para dados e envio de SMS, não há restrições. Mas vale a pena checar as taxas antes de abusar da oferta. O serviço fica disponível a partir do momento em que a aeronave atinge 4 000 metros de altura, quando os aparelhos entrarão em roaming internacional.

Os proprietários de smartphones também poderão usar os aparelhos para acessar a internet. O custo do serviço será definido pela operadora e a cobrança vai na conta de telefone do passageiro.

Durante decolagens e pousos, os passageiros serão orientados a desligar seus aparelhos eletrônicos (mas mesmo que permaneçam ligados, não deverão interferir no sistema de controle do avião).

Para o próximo ano, a companhia planeja ter mais aeronaves que operam voos domésticos equipadas com a tecnologia.

A OnAir é uma joint venture da Airbus e da Sita, organização que desenvolve tecnologia para aviação. Segundo a TAM, o sistema já foi usado em mais de 135 000 voos para 356 cidades, conectando passageiros de 83 países com acordos de roaming com aproximadamente 200 operadoras de telefonia móvel.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s