Qual é a diferença entre JPG, PNG e GIF?

Publicado: outubro 6, 2010 em Ambiente de Trabalho

sshot-331 copy

À medida que vão se acumulando na tecnologia antiga imagem, tipos de formatos de arquivo manter acumulando, cada um com suas nuances próprias e utilizações. JPG, PNG, GIF e se tornaram mais comuns, mas o que os diferencia uns dos outros?

Estes formatos têm se tornado mais popular devido à sua compatibilidade com os navegadores modernos, as velocidades de banda larga, e as necessidades dos usuários médios. Junte-se a nós tomamos um olhar detalhado em cada formato, e cobrir os pontos fortes e fracos de cada um.

JPG (Joint Photographic Experts Group)

JPG é um tipo de ficheiro desenvolvido pelo Joint Photographic Experts Group (JPEG) é um padrão para fotógrafos profissionais. Como o método arquivos ZIP usar para encontrar despedimentos em arquivos para compactar os dados, JPGs comprimir dados de imagem, reduzindo seções de imagens para blocos de pixels ou “azulejos”. Compressão JPG tem o efeito colateral de ser permanente, no entanto, como a tecnologia para o arquivo foi criado para armazenar grandes arquivos de imagem fotográfica em espaços surpreendentemente pequena, e não para edição de fotos.

KeizersgrachtReguliersgrachtAmsterdam compressed

JPGs se tornaram a imagem padrão de fato da internet, porque eles podem ser compactados tanto. A JPG típico pode ser comprimido em uma proporção de 2:1 para qualquer lugar de tão elevada como 100:1, dependendo de suas configurações. Particularmente para trás nos dias da internet discada, JPGs foram a única forma viável para enviar informações de imagem.

No entanto, devido à natureza de perdas do JPG, não é a maneira ideal para armazenar arquivos de arte. Mesmo a configuração de qualidade mais elevada para JPG é compactado, e vai mudar o visual da sua imagem, mesmo que apenas ligeiramente. JPG também não é um meio ideal para a tipografia, linhas irregulares, ou até mesmo fotos com bordas afiadas, como eles são freqüentemente embaçada ou manchada pelo anti-aliasing. O que é potencialmente pior, é que esta perda pode acumular poupança de múltiplas versões de obras de arte podem causar degradação em todas as gravações. Mesmo assim, é comum ver essas coisas salvos como JPG, simplesmente porque o tipo de arquivo é tão onipresente.

24bitJPG

Close up de um JPG de alta qualidade.

JPGcompressed

O Joint Photographic Experts Group desenvolveu uma tecnologia lossless JPG para combater este grave problema de degradação da qualidade. No entanto, por causa de dial-up velocidades e falta de interesse geral em alta qualidade de imagens não-degradante, o padrão JPG-LS nunca pegou.

É possível fazer download de plugins que permitem aos usuários abrir e salvar o JPG2000 lossless, e alguns programas, como o aplicativo da Apple Preview, pode ler e gravar JPG2000 diretamente fora da caixa.

JPGs suporte 24-bit RGB e CMYK, bem como 8-bit em tons de cinza. Eu pessoalmente não recomendo o uso de espaços de cores CMYK em formato JPG. É também importante notar que a escala de cinza JPGs não comprimir quase tanto como as cores fazem.

GIF (Graphics Interchange Format)

GIF, como JPG, é um velho tipo de arquivo, e uma geralmente associada com a internet, em oposição à fotografia. GIF significa “Graphics Interchange Format” e utiliza a mesma compressão LZW sem perdas que as imagens TIFF uso. Esta tecnologia já foi controversa (para as questões de aplicação da patente), mas tornou-se um formato aceito desde que todas as patentes expiraram.

8bit

GIF é, por natureza, um arquivo de cores de 8 bits, significando que eles estão limitados a uma paleta de 256 cores, que podem ser colhidos a partir do modelo de cor RGB e salvo em um Color Look Up Table (ADB), ou simplesmente “Tabela de Cores”. Há, no entanto, paletas de cores padrão, como o “Safe Web” paleta. Uma observação importante é que as imagens em tons de cinza são, por natureza, uma paleta de 8 bits, para salvá-las como GIF é bastante ideal.

Para além do apoio de transparência, animações GIF também é aceita, limitando cada quadro para 256 cores pré-selecionadas.

Embora o GIF não é lossy, como JPG, conversão de cores de 8 bits distorce muitas imagens, usando filtros de pontilhamento, visualmente, mistura, ou “difuso”, as cores, semelhante aohalftone dots ou pointilism. Isso pode alterar radicalmente a imagem para o pior, ou, em alguns casos, ser usado para criar um efeito interessante.

Devido a isso, com perdas de formato não, GIF pode ser usado para manter a linha firme natipografia e formas geométricas, embora estas coisas são mais adequadas para os arquivos gráficos vetoriais, como SVG ou o formato nativo do Adobe Illustrator, AI.

DANCING_BABY

GIF não é o ideal para a fotografia moderna, nem armazenamento de imagens. Em tamanhos pequenos, com tabelas de cores muito limitado, imagens GIF podem ser menores que os arquivos JPG. Mas, a maioria dos tamanhos normais, a compressão JPG irá criar uma imagem menor. Eles estão fora da data, úteis apenas para criar bebês dançando ou para criar transparências às vezes áspera.

PNG (Portable Network Graphics)

HTG HTG HTG HTG

PNG significa Portable Network Graphics (ou, dependendo de quem você perguntar, o recursiva “PNG-não-GIF”). Foi desenvolvido como uma alternativa aberta para o GIF, que utilizou o algoritmo de compressão LZW patenteada discutido anteriormente. PNG é um tipo de arquivo excelente para gráficos de internet, uma vez que suporta transparência em browsers com uma elegância que o GIF não possui. Observe como a transparência muda de cor e se mistura com o fundo. Botão direito do mouse na imagem para ver. Esta é realmente uma imagem que está em quatro diferentes cores de fundo.

PNG suporta cores de 8 bits, como GIF, mas também suporta 24 bits de cor RGB, como JPG faz. Eles também são arquivos sem perdas, comprimindo imagens fotográficas, sem degradar a qualidade da imagem. PNG tende a ser o maior dos três tipos de arquivos e não é suportado por alguns browsers (em geral, mais velhos).

Além de ser um formato excelente para a transparência, a natureza sem perdas de PNG de 24 bits é ideal para o software de captura de tela, permitindo a reprodução de pixel para pixel de seu ambiente de trabalho.

Qual usar?

JPG compressed

Da esquerda para a direita, esses arquivos são: JPG comprimido de 24 bits, 8-bit GIF, PNG de 8 bits, qualidade total JPG de 24 bits, e PNG de 24 bits. Note que o tamanho do arquivo aumenta na mesma direcção.

PNG é o maior tipo de imagem para imagens maiores, muitas vezes contendo informações que podem ou não ser úteis, dependendo de suas necessidades. PNG de 8 bits é uma opção, mas GIF é menor. Nem são óptimas opções para a fotografia, como JPG é muito menor do que o PNG sem perdas apenas com mínima perda de qualidade. E, para armazenamento de arquivos de alta resolução, JPG comprime a proporções minúsculas, com perda de qualidade visível apenas em uma inspeção rigorosa.

Em suma:

  • PNG é boa opção para a transparência e sem perdas, arquivos menores. Arquivos maiores, não muito, a menos que você procura imagens sem perdas.
  • GIF é uma grande novidade e útil apenas para a animação, mas podem produzir pequenas imagens de 8 bits.
  • JPG ainda é o rei de fotografias e imagens tipo fotografia na internet, mas tenha cuidado, pois o arquivo pode se degradar com todas as gravações.

Imagem do Keizersgracht, em Amsterdã por Massimo Catarinella via Wikipedia, liberado sob a licença Creative Commons. Derivada imagens disponíveis sob a mesma licença. Eu não me importo de saber quem criou o bebê dançando.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s