Como recuperar fotos e vídeos deletados do cartão de memórias e vídeos deletados do cartão de memória

Publicado: setembro 19, 2010 em Ferramentas

A cena é típica. Família volta das férias de final de ano cheia de fotos do natal e ano novo. A tia menos tecnologicamente capaz pede “posso ver as fotos?”, um membro da família passa a câmera e depois de apertar duas dezenas de botões na tentativa frustrada de ver as imagens, a véia acaba deletando tudo que estava no cartão de memória.

Muito desespero, puxões de cabelo, choro e pedidos de desculpas depois, o parente que entende mais de informática (a.k.a. você) é chamado para averiguar o tamanho do estrago. E é nesse ponto que entra esse tutorial.

É possível sim recuperar os dados apagados em um cartão de memória. Enquanto que muitos dos programas disponíveis na web com esse fim são pagos, nesse passo-a-passo usamos um programinha que é gratuito. O programa se chama FreeUndelete, é criado pelo OfficeRecovery e está disponível para download nesse link.

Antes do passo a passo, vale uma pequena explicação sobre o porque é possível recuperar as fotos que foram apagadas. Para isso, precisamos deixar claro as diferenças entre deletarformatar.

  • Deletar: Quando você deleta uma foto do cartão você está apenas dizendo para o sistema que ele pode usar aquele espaço para outras coisas. A foto não aparece mais na sua listagem de arquivos, mas enquanto você não salvar nada naquele espaço, ainda será possível restaurá-la usando algum programa de recuperação de arquivos.
  • Formatar: O processo de formatação é um pouco diferente. Quando você dá esse comando, uma pequena carga é depositada no cartão, apagando completamente todos os vestígios de tudo o que já foi salvo ali. Formatando um cartão você nunca mais vai conseguir recuperar nenhum arquivo, e é exatamente por isso que essa opção não aparece mais de forma tão evidente em câmeras mais novas.

Resumindo: se você formatou o seu cartão, meus pêsames. Já se você usou o comando deletar, siga os passos abaixo para recuperar as imagens. Só não vale usar o programa para tentar descobrir o que seu ente querido estava fazendo na noite passada. :P

1. Pare imediatamente de usar a câmera. Quanto mais você executar funções na câmera (como tirar mais fotos, por exemplo) maior é a chance dos arquivos que foram excluídos sejam sobrescritos e perdidos para sempre. Então lembre-se desse passo: tire o cartão e não use.

2. Instale o FreeUndelete mas não abra ele ainda. Um bug no programa impede que ele detecte os discos removíveis depois que já foi aberto. Insira o cartão de memória num leitor apropriado, ou coloque-o de volta na câmera e conecte-a ao computador via cabo USB.

3. Abra o programa e selecione o disco removível que corresponde ao cartão de memória ou à câmera. Clique no botão Scan X (onde X é a letra da unidade) e aguarde. Ele vai detectar todos os arquivos que foram apagados e mostrá-los.

4. Selecione os arquivos que você quer recuperar. No meu caso, a câmera tinha em torno de 50 fotos e 4 vídeos. Dentre esses, selecionei 3 vídeos e 4 imagens.

5. Na caixa Undelete selected files to:, selecione a pasta em que você quer que os arquivos sejam salvos.

6. Clique no botão Undelete e aguarde. Dependendo do tamanho dos arquivos, a recuperação pode demorar. Mas não deixe o programa sozinho. A cada arquivo que for recuperado, uma janela de confirmação aparecerá e o próximo arquivo só será processado depois que o usuário clicar no botãoOk da janela.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s